O administrador escolar, os objetivos, a personalidade da escola.


 

Normalmente, em uma boa escola, a atenção de seus administradores esta voltada para aquilo que é seu objetivo principal: o ensino. O aprimoramento dos profissionais docentes, a qualidade do conteúdo, a metodologia de instrução e formação do aluno, o bom ambiente de convivência escolar, o incentivo à participação dos pais, entre outros, são objetivos primordiais. Essa postura confere à escola um caráter próprio, uma "personalidade".

Para alcançá-los e mantê-los é necessário uma boa organização administrativa. Essa organização, suas operacionalidades e instrumentos devem funcionar em prol dos objetivos principais, secundando sua consecução.

Ocorre, às vezes, que esse aspecto administrativo, por não estar bem resolvido, ocupe o primeiro plano nas preocupações dos administradores de escola, provocando um certo desequilíbrio, cujas conseqüências podem ser funestas se essa situação se prolongar demasiado.

Alguns consultores propõem soluções que envolvem terceirizações operacionais, que de fato podem resolver o caso. Penso porém que, na maioria dos casos, a solução é terceirizar "a preocupação" do administrador para empresa ou pessoa qualificada que promova as melhorias necessárias com o próprio pessoal da casa, potencializando-os profissionalmente com métodos e instrumentos eficientes e eficazes, mantendo dessa forma a "personalidade da escola".

colaborador: Claudio D'Amaro