Avaliações: Diferencial em Notas ou Conceitos, ou os dois, ... que tal um terceiro?


 

Muitos estudiosos do assunto vertem seus esforços em compreender a aplicação do ensino e seus métodos avaliativos.

Suas conclusões acabam por definir práticas mais ou menos elaboradas que são adotadas pelas instituições de ensino em suas lides pedagógicas e administrativas.

Nesta, como em tantas outras áreas, há diversas "Linhas de Pensamento", e por conseguinte, diferentes conjuntos de posturas práticas à disposição.

Cada escola assumirá aquela mais adequada à sua proposta pedagógica, ou até mesmo poderá compor um "mix" próprio.

Os atuais sistemas informatizados que auxiliam a administração acadêmica costumam, por sua natureza "binária", oferecer recursos limitados aos educadores para exprimirem suas avaliações.

Via de regra disponibilizam lançamentos de Notas de zero a dez e propiciam o cálculo de médias através de sentenças aritméticas simples pré-concebidas e às vezes configuraveis por parâmetros.

Há porém sistemas mais "inteligentes", capazes de absorver avaliações numéricas e/ou conceituais, computá-las através de formulações simples ou complexas, configuráveis textualmente e até com elementos não lineares, que conferem ao corpo docente a capacidade de traduzir com acuracidade sua metodologia avaliativa.

colaborador: Claudio D'Amaro