Informativo Escolar: O Quê, Como, Onde e Para Quem publicar ...


 

Lançando um olhar utilitarista sobre a "Internet", ocorreu-me que a vastidão de informações que ela contem e seu próprio dinamismo acabam por dificultar seu real aproveitamento pelas pessoas que dela lançam mão.

Nem mesmo as sofisticadas ferramentas engendradas (páginas dinâmicas, mecanismos de busca, etc.) conseguem sempre "focar" o interresse individualizado das pessoas que as utilizam. Tampouco a informação veiculada "consegue" atingir com eficiência seu público-alvo.

Fator preponderante nisso é que, destarte evoluam os instrumentos cibernéticos, as informações nem sempre se manteem presentes e localizadas, e os interessados não estão sempre conectados à rede ou a ela teem acesso.

Considero então, conclusivamente, a necessidade da contínua intervenção do intelecto humano que, na atuação de uma pessoa dedicada, colija e dirija informações a grupos de interesse, facilitando-lhes o conhecimento e utilização.

Pensando nisso em relação ao ambiente escolar, advogo pela concretização de uma função, de um serviço acadêmico ímpar, "O Informativo Escolar", como um catalizador e veiculador de informações pertinentes e de interesse a todas pessoas ligadas à escola. Tal instrumento, de caráter eclético e abrangente, com grande potencial comunicativo, exigirá editor com capacidade técnica e instrumental e, em seu conjunto, constituirá um importante diferencial acadêmico e mercadológico para a escola.

colaborador: Claudio D'Amaro