Mais considerações sobre a informação escolar na internet... ...


 

Navegando na internet, buscando textos referentes à internet ou à escola encontramos em muitos deles definições e explicções sobre gestão das informções na escola e sua comunicação/publicação por meio da internet. Muitos softwares são divulgados descrevendo as próprias soluções para tal. Alguns exaltam o papel da internet na divulgação institucional da escola, de sua postura filosófica e pedagógica, seus atributos, etc.

Dando por conhecidos esses "lugares comuns" sobre escola e informação, passo a discorrer sobre esse mesmo tema, porém do ponto de vista do usuário da escola, pois a ele se destina principalmente toda prestação de contas, a comunicação sobre o andamento do serviço prestado pela escola no dia a dia.

Mas quem é o usuário da escola? Para melhor discernir, pergunto antes, o que faz a escola?

Em linhas gerais, proporciona, como resultado de seus serviços, ambiente e meios para educação e instrução de pessoas, geralmente, em se tratando do ensino fundamental e médio, crianças e adolescentes. Formar bem tais pessoas (alunos) constitui portanto o objetivo dos trabalhos da escola.

Esse objetivo de formação porém, nesse caso, em primeira instância, é dever e direito dos pais, da família, e tambem da sociedade organizada. A escola assume tais objetivos por incumbência destes.É para estes então que a escola trabalha, estes são os principais usuários da escola.

Concluo pois que, gerir, registrar e divulgar seus trabalhos, comunicar passo a passo o andamento de seus serviços, integrar os envolvidos (pais, mestres, alunos, etc.) no acompanhamento diário dos resultados, é também obrigação primária da escola. A utilização dos meios hoje disponíveis (Publicações, Internet, E-Mails, Telefone, etc.) deve estar na programação anual da escola tanto quanto a grade curricular, os conteúdos programáticos, os horários, etc.

colaborador: Claudio D'Amaro