O negócio escolar: O contrato educacional, o horário de classe, o boletim de notas,...


 

Tendo acompanhado reestruturações operacionais em diversas escolas, constatei que a eficácia no gerenciamento das mesmas, que é sempre otimizado quando se aplicam métodos adequados, depende de alguns poucos fulcros operacionais que, quando bem resolvidos, garantem resultados produtivos.

Uma boa gestão comercial e financeira, em sua fase de concretização e acompanhamento, depende muito de como se elaboram e se registram as regras e especificações que regerão as relações entre a escola e cada um de seus clientes: o contrato individualizado.

Da mesma forma, o gerenciamento de informações acadêmicas dependerá da organização e registro adequados das atividades do corpo discente e docente: O horário de classe, o agendamento das atividades avaliatórias e suas regras específicas e resultados.

Nestes dois aspectos se resume o negócio escolar: a prestação do serviço e o pagamento por ele.

As equipes gestoras deverão aplicar métodos e utilizar instrumentos de registro das informações que reflitam com a maior exatidão possível os elementos em questão, as regras estabelecidas e os fatos gerados. Todos os relatórios e instrumentos de controle e verificação de resultados dependerão desses registros.

colaborador: Claudio D'Amaro