Acessibilidade e produtividade:

- Secretárias não podem perder tempo raciocinando!

- Tesoureiros não devem usar calculadora!


 

O sr. Chrispim, zeloso dirigente escolar, me disse certa vez: O sistema tem que facilitar o trabalho do usuário e não complicá-lo mais. Realmente! (concordei). Um bom sistema não deve impor ao usuário incontáveis regras e critérios para ser utilizado no dia a dia, sob pena de transformar o profissional de escola em profissional do sistema.

Uma simples análise pode ser elucidativa: Se for necessário fazer "um curso" para aprender a operar o sistema, então o sistema é também mais uma carga e não só um ajudante carregador.

O aspecto produtivo também pode ser avaliado: Se para fazer um simples parcelamento (12 mensalidades) for necessário digitar valores e datas individuais então o sistema se equipara a uma máquina de escrever, pois exige que o operador "faça as contas" e digite resultados.

Em poucas palavras, um sistema deve ser acessível e produtivo.

Verifique em seu sistema se há "funções escalares", que com pouca ou nenhuma digitação, alguma escolha e uma decisão produzem resultados personalizados em grande escala.

colaborador: Claudio D'Amaro