Versatilidade x Simplicidade : Recorrência e valores "default".


 

Não raro, em minhas lides com profissionais administrativos das escolas, deparei com pessoas hiper ativas, operativas, práticas e objetivas. São essas normalmente as que fazem as coisas acontecerem, as que conjuminam os trabalhos dos demais em um resultado final, as que registram e resultam as produções do dia a dia. Nomeadamente, secretarias e tesoureiros.

Tais pessoas são naturalmente sobrecarregadas de tarefas e quase sempre operam sob prazos exíguos pois se situam no início e/ou no final das "linhas de produção". Daí a importância de contarem com instrumentos versáteis e simples ao mesmo tempo.

Versáteis porque propiciam variedade de soluções e simples por permitir sua aplicabilidade sem necessidade de raciocínios elaborados. Na prática, são sistemas que apresentam bom nível de recorrência, isto é, disponibilizam várias maneiras de se chegar a um mesmo resultado final. Também trabalham com valores "default", isto é, quando o operador não especifica um determinado valor necessário o sistema assume um valor pré-concebido. Dessa forma, nossos atarefados colegas poderão ir para a batalha do dia a dia bem equipados e "de caso pensado". Verifique essas atribuições em seu sistema.

colaborador: Claudio D'Amaro