QUESTÕES DIRIGIDAS para descobrir pontos que se pode implementar operações:
Cadastro de pessoas ainda apresenta problemas de duplicidade, acentuação, etc. A Secretaria quer os nomes acentuados e a Tesouraria não? Vários endereços não são contemplados no cadastro de uma pessoa? As mesmas informações tem que ser redigitadas a cada ano? Há mais de uma unidade escolar e não se consegue unificar as operações? Há mais de uma unidade escolar e não se consegue distingui-las operacionalmente no sistema atual? Os diferentes critérios de avaliação utilizados pelos professores causam acúmulo de procedimentos para a secretaria? O Sistema utilizado se transformou em uma "camisa de força", incapaz de absorver novos critérios, ou tratamentos díspares, como misturar notas conceituais e numéricas, notas condicionadas, etc.? O Sistema utilizado resolve bem algumas operações mas não resolve outras, também importantes? Há multiplicidade de controles (planilhas do Excel, textos e listas do Word, etc.) não integrados? Requerimentos de matrícula e contratos ainda são genéricos, com dezenas de opções impressas para se colocar um "X"? Notas, médias, boletins ainda são um "sufoco" para a Secretaria? Serviços como transporte, cantina, materiais, uniformes, estadia integral, etc., são tratados isoladamente, ou em sistemas que não se comunicam? Negociações e parcelamentos são feitos com a calculadora a mão? A escola já tem um sistema e se preocupa com implantação de melhores soluções mas teme que acarretem grandes retrabalhos? O custo de soluções abrangentes encontradas no mercado é impeditivo? Os "casos particulares" de cobrança ainda são controlados em papéizinhos numa gaveta? Controle da inadimplência ainda é problema? O casuísmo impede a adoção de metodologia para diminuí-la? Lançar dados nos sistemas bancários, emitir boletos a tempo, ainda causa "stress"? O banco está "exagerando" nas tarifas? Você quer resolver essas e outras questões mas não sabe qual o melhor caminho? |